Mocidade Independente faz homenagem a Machado de Assis e Guimarães Rosa

mocidadeindependenteuolp [Notícias] Mocidade Independente faz homenagem a Machado de Assis e Guimarães Rosa

A escola detentora de cinco títulos veio com cerca de 4.000 componentes em 36 alas e oito carros alegóricos.

A comissão de frente da escola veio representando os imortais da Academia Brasileira de Letras, além de serem os guardiões da estrela-guia da Mocidade, representada no carro abre-alas. Os componentes usavam livros durante a apresentação, interagindo com uma biblioteca, acoplada na parte de baixo do primeiro carro. As fantasias, em verde-escuro com detalhes dourados, eram muito semelhantes aos fardões dos acadêmicos da ABL. Os componentes também representavam a tradicional cerimônia do chá dos imortais.

Marcela Vianna, destaque na alegoria de abertura, pintou o cabelo de verde para combinar com as cores exibidas pela escola durante a sua apresentação, que ocorreu a 15 metros do chão em uma grua. Foram usados mil metros de aros de neon que compunham o carro, com 80 homens representando anjos dentro de flores copo de leite.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira Raphael Rodrigues e Marcella Alves desfilou com fantasias em tom de dourado com muitas plumas marrons. O vestido da porta-bandeira pesava 40 quilos.

“Flores para Literatura” foi o nome dado para a ala das baianas, que jogavam pétalas de rosa para o público. O amarelo predominava nas fantasias, em um arranjo farto de plumas, complementadas pelo vestido em branco e dourado.

O segundo carro, “Machado de Assis - Sua Vida em Verso e Prosa” retratou momentos da vida do escritor. O terceiro carro “O Cronista e o Literato, Obras Machadianas”, trouxe o Bruxo do Cosme Velho, com referência ao hábito do escritor de queimar papéis velhos em um caldeirão. A grande alegoria de nove metros de altura possuía um rosto que se abria em uma máscara dividida ao meio.

Na ala “Contos Romances e Poesias” veio com fantasias em preto e branco” trazendo notas musicais.

O carro “ABL Clube Literário Beethoven Teatro e Música - O Sarau” fez referência ao clube frequentado por Machado de Assis, onde o escritor tinha o hábito de dançar o minueto.

04mocidadef041 [Notícias] Mocidade Independente faz homenagem a Machado de Assis e Guimarães Rosa

O carro “Nasce o Novo Sol da Literatura - Rosa dos Ventos, Rosa de Minas, Guimarães Rosa” deu início a homenagem ao escritor mineiro. A alegoria cor-de-rosa, trazia um grande livro aberto à frente, além de cata-ventos dourados e bandeiras do estado de Minas Gerais.

Guimarães Rosa acreditava em forças ocultas e era muito místico, o que aparece representado na ala “Feiticeiro Superstição e Misticismo”, onde os componentes apareciam fantasiados de preto, com cabeças de águia e muitas penas marrons. Foi seguida pela a ala “Ciganos”

Ala “Utopia O Crocodilo no Rio São Francisco” representava o animal nos delírios de Guimarães Rosa, querendo ser um crocodilo para mergulhar nas águas do rio e descobrir os mistérios da alma. Os componentes vinham com o animal preso às costas.

O carro “Guimarães Rosa: Superstição e Misticismo” veio com um grande crocodilo à frente. No centro, uma alegoria com o rosto do escritor se abria e fechava se revezando com a imagem do carcará, um pássaro do sertão.

Na ala “O Conto da Onça” é representava um conto de Guimarães onde um caçador se embriaga e conta histórias para um viajante. As fantasias traziam onças e cactus.

O sétimo carro representou o livro “Grande Sertão Veredas”, tendo à frente uma alegoria com um rosto e tronco de homem misturado ao corpo de um escorpião.

“Estrelas em Poesia” foi o último carro que trouxe para o Carnaval a imagem do pierrô, da colombina e do arlequim, em tom predominantemente verde. Nas laterais da alegoria, plasmas mostravam as imagens de Machado e Guimarães dentro de estrelas.

04mocidadef062 [Notícias] Mocidade Independente faz homenagem a Machado de Assis e Guimarães Rosa

Samba Enredo

Mocidade apresenta: Clube Literário - Machado de Assis e Guimarães Rosa… Estrela em Poesia!

A Mocidade Independente faz uma grande homenagem aos 100 anos dos escritores brasileiros Machado de Assis e Guimarães Rosa. A escola fala da emoção, da magia da poesia e das palavras que tocam a alma.

Leia a íntegra

Reluzente, estrela de um encontro divinal
Risca o céu em poesias
Traz a magia pra reger meu carnaval
Despertam das páginas do tempo
Romances, personagens, sentimentos…
Machado de Assis que fez da vida sua inspiração
Um literato iluminado
As obras, um destino a superação
Nos olhos da arte, reflete o legado
Do gênio imortal, do bruxo amado
Que deu ao jornal, um tom verdadeiro
Apaixonado pelo Rio de Janeiro

A canção do meu sarau, te faz sonhar
A emoção vai te levar
A estrela adormece, na paz do amor
Abençoado um novo sol brilhou

O vento traz Rosa de Minas
Rosa do mundo pra te encantar
Palavras que tocam a alma
Fascinam e tem poder de curar
Pelas veredas do sertão, a fé, o povo em oração
Pedindo a santa em romaria, pra chover em nosso chão
Mistérios na vida desse escritor
Revelam histórias de um sonhador
Brasil de tantas artes, nas letras sedução
Herança em cada coração

Mocidade, a sua estrela sempre vai brilhar
Um show de poesia, em nossa Academia
Saudade em verso e prosa vai ficar

Comentários