Orfeu e Euridice Postado por Lestat On 17:32:00 0 comentários Mito de Orfeu Orfeu nasceu nas vizinhanças do Olimpo, freqüentado pelas musas. Ele e



Mito de Orfeu

Orfeu nasceu nas vizinhanças do Olimpo, freqüentado pelas musas. Ele era excelente poeta, cantor e músico, sendo considerado o inventor da cítara. Passava o dia cantando ao som de sua lira, a qual aumentou de sete para nove cordas.

Seu canto era tão melodioso que, ao ouvi-lo, os homens mais brutais ficavam sensibilizados, as feras mais ferozes vinham repousar a seus pés mansamente, os pássaros pousavam nas árvores, os rios suspendiam seu curso e as árvores formavam coros de dança.

Devido a sua fraqueza física, Orfeu participou da expedição dos Argonautas apenas marcando cadência para os remadores. Durante as tormentas ele abrandava as vagas e tranqüilizava a tripulação com seu canto. E, quando as sereias começavam a cantar, Orfeu entoava cantos mais agradáveis que o delas, livrando os remadores do fascínio.

Orfeu era apaixonado por Eurídice, filha de Apolo. No dia de seu casamento, Eurídice, sua noiva, caminhava pelas margens do rio, quando apareceu Aristeu, que tentou violentá-la. No desespero de se livrar do atacante, ela pisou numa serpente escondida na vegetação e morreu de ser picada.

Orfeu julgou que devia procurá-la mesmo entre os mortos. Tomou sua lira e desceu ao inferno. Com seu canto, inebriou os deuses e os monstros que guardavam a porta da morada dos mortos. Comovidos com a paixão de Orfeu, Hades e Perséfone entregaram-lhe Eurídice, mas impuseram-lhe a condição de só olhar para a sua amada quando ambos já tivessem deixado o inferno. Orfeu concordou e começou a caminhar de volta ao mundo dos vivos, seguido, a certa distância, pela amada. Já nas proximidades da saída do inferno, Orfeu, curioso para saber se a amada realmente o seguia, olhou para trás, esquecido da proibição. No mesmo instante Eurídice desapareceu para sempre nos abismos infernais.

Fiel a Eurídice, Orfeu evitava as mulheres. As mulheres revoltadas diante de sua indiferença por elas mataram-no, esquartejando seu corpo e lançando-o ao rio. A cabeça e a lira de Orfeu foram parar na ilha de Lesbos, onde os habitantes fizeram-lhe um túmulo. Conta-se que, em certas ocasiões, o som da lira de Orfeu saía deste túmulo. Por isso Lesbos tornou-se o principal centro de poesia lírica na Grécia.

Comentários