Google vai lançar livraria virtual

Em meio a toda polêmica que vem circulando o assunto Google Books, a gigante da internet anunciou nesta quinta-feira, na Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), que vai lançar no primeiro semestre de 2010 um serviço de venda de e-books.

Intitulado Google Editions, o site planeja oferecer cerca de meio milhão de títulos inicialmente – superando os pouco mais de 300 mil disponíveis via Amazon para o Kindle.

A empresa vai permitir que os preços sejam determinados pelas editoras, com 37% do lucro voltando para o Google. A revenda através de outros sites também será possivel – nesse caso, revendedor e editora levam a maior parte do lucro, com apenas 5% ficando para a companhia californiana.

O Google informou ainda que não pretende desenvolver equipamento específico para os e-books, que poderão ser lidos de qualquer navegador.

A loja virtual foi apresentada uma semana após a Amazon anunciar que vai distribuir o leitor de livros digitais Kindle em 100 países, fora os Estados Unidos.

Uma pesquisa da empresa Forrester mostra que só nos Estado Unidos cerca de três milhões de aparelhos como o Kindle serão comercializados.

O novo negócio do Google permitirá que a empresa ganhe dinheiro com base em uma estratégia polêmica de digitalização de obras literárias com parcerias com bibliotecas em vários países do mundo.

Turvey disse que o Google vai distribuir 63% dos ganhos com as editoras parceiras e ficará com 37% para manter o serviço e aumentar os investimentos. Nos casos em que os e-livros são comprados através de outros varejistas online, editoras recebem 45% e a maior parte dos 55% restantes vão para o varejista, com uma pequena participação para o Google.

Os leitores serão capazes de acessar e-books que tenham sido comprado pelo Google em qualquer dispositivo, incluindo PCs, laptops, computadores portáteis e smartphones como o iPhone da Apple, por meio de uma conta do Gmail.

Fonte: Blog do Link e R7 Notícias

Comentários