Desde o seu lançamento em setembro de 2017, a Cardano permaneceu fora do radar do público geral, pelo menos até o final de novembro. Desde então, o token ADA  deu um salto de valorização em mais de 1400%. Com  capitalização de mercado de US $ 18 bilhões, a Cardano ocupa confortavelmente a quinta posição em valor de mercado, segundo a coinmarketcap e prmete ter um futuro promissor.




O que é a Cardano?

O Cardano é um projeto de blockchain fundado por Charles Hoskinson, co-fundador do ethereum, para “fornecer um ecossistema mais equilibrado e sustentável” para criptografia.

Segundo o site, a ADA é a única moeda com uma “filosofia científica e abordagem orientada para a pesquisa”. Em termos práticos, isso significa que sua blockchain de código aberto é submetida a um rigoroso processo de revisão  por cientistas e programadores acadêmicos.

A fundação sem fins lucrativos que administra a Cardano também se associou a um conjunto de instituições acadêmicas para pesquisar e analisar todos os aspectos da sua blockchain.

Cientistas da Universidade de Lancaster estão desenvolvendo um “modelo financeiro inovador” para encontrar uma maneira sustentável de financiar o desenvolvimento futuro da blockchain da Cardano.

Qual a diferença entre  a Cardano,  Bitcoin e Ethereum?

O token ADA se intitula como a primeira criptografia da terceira geração e tem como objetivo enfrentar problemas de escala e infraestrutura que surgiram pela primeira vez no bitcoin, uma criptomoeda de primeira geração que introduziu a ideia de moedas digitais como as conhecemos hoje, e ethereum, uma blockchain de segunda geração que expandiu a usabilidade dos ativos digitais através de contratos inteligentes.

Especificamente, Cardano visa resolver problemas relacionados à escalabilidade, interoperabilidade e sustentabilidade em plataformas criptográficas.

O primeiro problema refere-se à desaceleração das redes e taxas elevadas devido ao aumento nos volumes de transações. O algoritmo do Cardano, Ouroboros, foi apresentado como uma possível solução para seus problemas de escala.

A Ouroboros utiliza uma abordagem de Proof of Stake (PoS) para economizar custos de energia e permitir um processamento de transações mais rápido.

Em vez de ter uma cópia da blockchain individual em cada node (como é comum no bitcoin), a blockchain da Cardano agiliza as transações nomeando líderes responsáveis ​​pela verificação e validação de transações dentro de uma série de nodes (nós). Posteriormente, o node líder encaminha as transações para a rede principal.

A interoperabilidade relaciona-se com a portabilidade de uma criptomoeda tanto dentro do seu ecossistema quanto na sua ligação com o ecossistema de finanças globais existente.

Conectando blockchains ao sistema financeiro global
Atualmente, não há nenhuma maneira de realizar transações cruzadas entre blockchains de criptomoedas diferentes ou realizar uma transação envolvendo criptomoedas e o ecossistema de finanças globais de forma simples e acessível.

As exchanges, que podem estar indisponíveis ou cobram taxas exorbitantes, são os únicos intermediários. Uma série de regulações e verificações das identidades de clientes e controle de transações distanciou ainda mais o ecossistema das criptomoedas do sistema financeiro global.

A Cardano visa permitir transferências entre diferentes blockchains através de sidechains, ou blockchains periféricas, que realizam transações entre duas partes fora da blockchain principal.

Finalmente, a sustentabilidade é garantida por estruturas de governança que oferecem incentivos aos mineradores e outras partes envolvidas e sobre a evolução de um modelo econômico autônomo para a criptomoeda.

Além disso, pretende construir o que seus criadores descrevem como uma “constituição” de protocolos para evitar conflitos difíceis (como os que ocorreram em bitcoin e ethereum, resultando nos respectivos “forks” dessas moedas).

No futuro, os protocolos serão codificados na blockchain da Cardano. As aplicações que usam o protocolo, como exchanges e carteiras online, verificarão automaticamente a legitimidade das movimentações a blockchain conforme as aplicações estiverem sendo construídas. A automação também pode reduzir o tempo necessário para discutir e implementar possíveis forks.

Qual é o mercado alvo da Cardano?
Por enquanto, o principal caso de uso de Cardano é como moeda de troca. A ADA, sua criptomoeda, é o token usado neste sistema. A Cardano é frequentemente chamada de “ethereum japonês” e os relatórios do ano passado já indicavam que estava sendo disponibilizada no Japão através de caixas eletrônicos e cartões de débito.

A Cardano tem planos ambiciosos para o futuro e pretende mover-se além do uso como criptomoeda para outras aplicações. Uma delas é servir como “estrutura de computação confiável” para sistemas sofisticados, como sistemas de apostas e jogos eletrônicos.

Outras aplicações descritas em seu site são o gerenciamento de identidade, um sistema de crédito e a Daedalus, uma carteira de criptomoedas universal com capacidades de conversão entre criptomoedas e moeda fiduciária.

Como mencionado anteriormente, a fundação sem fins lucrativos que administra a Cardano criou uma extensa lista de instituições parceiras para refinar seus algoritmos e desenvolver novas estruturas de governança.

De acordo com Hoskinson, a parceria é mutuamente benéfica porque os projetos de pesquisa da Cardano alinham os incentivos acadêmicos com as expectativas do mercado de criptomoedas.

A avaliação atual de Cardano se justifica?
Por mais impressionante que sejam suas ambições, o token ADA da Cardano ainda possui pouco a mostrar em implementações reais. A blockchain foi lançada somente em setembro de 2017, e o número limitado de nodes dentro de sua rede são controlados pela fundação Cardano.

Hoskinson disse que seus esforços de expansão não darão muitos frutos até 2019. Várias inovações no sistema, como seu objetivo de padronizar os protocolos, ainda estão em fase de pesquisa e serão implementadas apenas quando os casos de uso da Cardano crescerem. No seu estado atual, a tecnologia Cardano ainda precisa ser comprovada.


Os críticos acusaram que uma abordagem de mineração baseada em Proof of Stake poderia acabar como uma “plutocracia”, onde os nós com maiores “stakes” (posse de moedas) comandariam a blockchain.

O roteiro da Fundação Cardano indica que uma versão completa de sua tecnologia será lançada no segundo trimestre deste ano. Só então uma avaliação mais abrangente de suas perspectivas poderá ser realizada.

A criptomoeda também enfrenta uma concorrência feroz de outros ativos digitais. Litecoin, uma ramificação de bitcoin, está buscando um papel semelhante para as transações diárias.

A Dash, que inspirou a abordagem de Cardano na governança, também tem aspirações idênticas. A Ripple pode proporcionar uma forte concorrência às ambições de Cardano de se tornar uma ponte entre o sistema financeiro existente e as criptomoedas.

No entanto, pode ser imprudente rotular a avaliação atual do preço da Cardano como uma bolha. Os preços atuais da criptomoeda são fortemente baseados em aplicações e em seu mercado futuro. Isso significa que os comerciantes estão buscando lucros com base em perspectivas de crescimento futuro

Considerações Finais

A Cardano é um projeto interessante e possui um time  impressionante e uma visão de longo prazo para a sua blockchain e token criptográfico, mas ainda é uma novidade. Enquanto seu caso de uso inicial é como uma criptomoeda, a blockchain da Cardano pretende expandir para além do uso como moeda de troca e oferecer serviços hoje inexistentes no ecossistema de criptomoedas.

Lembrando sempre que Investir em criptomoedas e especialmente em ofertas iniciais de moedas (“ICOs”) é de grande risco , portanto não tome este, artigo como guia de investimento.

Comentários