É preciso estar preparado para responder atenciosamente as questões das provas de vestibulares, a maioria delas, cheia de pegadinhas que confundem o vestibulando. Em alguns casos as respostas estão bem ali em nossa frente, claras, mas a nossa ansiedade impede que enxerguemos alguns detalhes.
Pensando nisso, sempre estamos fornecendo dicas para realização de uma ótima prova. Dessa vez, trazemos os Comandos Verbais.
Os comandos verbais estão nos enunciados e nas proposições das questões das provas. Se você estiver familiarizado com eles, acredite, suas chances de uma prova eficaz aumentam em 100%. Segue abaixo uma lista de Comandos Verbais mais comuns nas provas.
Parece uma bobagem e obviedade, e realmente o é. Mas é também algo que faz a diferença para cursos tão concorridos. Um erro de interpretação do enunciado pode levarnos a perder uma questão. Por isso, mantenha-se sempre atento e bom vestibular!
Créditos: Leonardo Campos, graduando em Letras Vernáculas com Habilitação em Língua Estrangeira Moderna - Inglês - UFBA | Membro do grupo de pesquisas “Da invenção à reivenção do Nordeste” – Letras – UFBA | Pesquisador na área de cinema, literatura e cultura
Pensando nisso, sempre estamos fornecendo dicas para realização de uma ótima prova. Dessa vez, trazemos os Comandos Verbais.
Os comandos verbais estão nos enunciados e nas proposições das questões das provas. Se você estiver familiarizado com eles, acredite, suas chances de uma prova eficaz aumentam em 100%. Segue abaixo uma lista de Comandos Verbais mais comuns nas provas.
ANALISAR | decompor por partes para examinar criticamente. |
CITAR | exemplificar, mencionar autoridade, fazer referência a algo |
COMENTAR | fazer uma série de observações esclarecedoras ou críticas para facilitar a compreensão de um texto, opinar sobre o assunto. |
COMPARAR | confrontar para identificar as semelhanças, igualdades ou diferenças. |
CORRELACIONAR | estabelecer uma relação mútua que se abre preexistente. |
DIFERENCIAR | distinguir, indicar as diferenças. |
DISCORRER | falar o que se sabe sobre um tema. |
EXPLICAR | apresentar justificativas, tornar clara as razões. |
IDENTIFICAR | reconhecer, apontar elementos dentro do assunto. |
INTERPRETAR | esclarecer o sentido, compreender o sentido. |
JUSTIFICAR | apresentar justificativas, tornar clara as razões. |
RELACIONAR | estabelecer a relação por ventura existente (uma causa, conseqüência, analogia...). Fazer referência a, referir-se a, fazer uma relação de. |
RESUMIR | fazer exposição condensada e global do assunto, recapitular em poucas palavras. |
TRANSCREVER | copiar textualmente. |
Parece uma bobagem e obviedade, e realmente o é. Mas é também algo que faz a diferença para cursos tão concorridos. Um erro de interpretação do enunciado pode levarnos a perder uma questão. Por isso, mantenha-se sempre atento e bom vestibular!
Créditos: Leonardo Campos, graduando em Letras Vernáculas com Habilitação em Língua Estrangeira Moderna - Inglês - UFBA | Membro do grupo de pesquisas “Da invenção à reivenção do Nordeste” – Letras – UFBA | Pesquisador na área de cinema, literatura e cultura
Comentários
Postar um comentário
Sejam bem vindos!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
* Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Todos os comentários serão moderados;
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS;
* Pedidos de parceria leia nossa Política
* Sugestões e Pedidos por favor entre em Contato
OBS: Leia antes
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS deixe seu nome;
* Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.