A importância dos comandos verbais nos enunciados das provas

É preciso estar preparado para responder atenciosamente as questões das provas de vestibulares, a maioria delas, cheia de pegadinhas que confundem o vestibulando. Em alguns casos as respostas estão bem ali em nossa frente, claras, mas a nossa ansiedade impede que enxerguemos alguns detalhes.

Pensando nisso, sempre estamos fornecendo dicas para realização de uma ótima prova. Dessa vez, trazemos os Comandos Verbais.

Os comandos verbais estão nos enunciados e nas proposições das questões das provas. Se você estiver familiarizado com eles, acredite, suas chances de uma prova eficaz aumentam em 100%. Segue abaixo uma lista de Comandos Verbais mais comuns nas provas.

ANALISAR
decompor por partes para examinar criticamente.
CITAR
exemplificar, mencionar autoridade, fazer referência a algo
COMENTAR
fazer uma série de observações esclarecedoras ou críticas para facilitar a compreensão de um texto, opinar sobre o assunto.
COMPARAR
confrontar para identificar as semelhanças, igualdades ou diferenças.
CORRELACIONAR
estabelecer uma relação mútua que se abre preexistente.
DIFERENCIAR
distinguir, indicar as diferenças.
DISCORRER
falar o que se sabe sobre um tema.
EXPLICAR
apresentar justificativas, tornar clara as razões.
IDENTIFICAR
reconhecer, apontar elementos dentro do assunto.
INTERPRETAR
esclarecer o sentido, compreender o sentido.
JUSTIFICAR
apresentar justificativas, tornar clara as razões.
RELACIONAR
estabelecer a relação por ventura existente (uma causa, conseqüência, analogia...). Fazer referência a, referir-se a, fazer uma relação de.
RESUMIR
fazer exposição condensada e global do assunto, recapitular em poucas palavras.
TRANSCREVER copiar textualmente.

Parece uma bobagem e obviedade, e realmente o é. Mas é também algo que faz a diferença para cursos tão concorridos. Um erro de interpretação do enunciado pode levarnos a perder uma questão. Por isso, mantenha-se sempre atento e bom vestibular!

Créditos: Leonardo Campos, graduando em Letras Vernáculas com Habilitação em Língua Estrangeira Moderna - Inglês - UFBA | Membro do grupo de pesquisas “Da invenção à reivenção do Nordeste” – Letras – UFBA | Pesquisador na área de cinema, literatura e cultura

Comentários