A principal desconfiança é se o Google não está se valendo de sua posição eminentemente dominante do mundo virtual para impedir o surgimento de outras empresas, seja na área de buscas, seja em outras áreas. Pelo menos 3 empresas afirmam que, sim, o Google tem usado de seu poder para impedir o florescimento de outros negócios. A Yelp, a Expedia e a Nextag (empresas que têm em comum o fato de promoverem buscas em regiões ou mercados específicos) afirmam que as práticas do gigante de buscas têm sido desleais e têm prejudicado seus negócios. A maneira pela qual isso aconteceria seria pelos resultados das buscas: ao procurar alguma coisa que estivesse relacionada à area de atuação de uma delas, em vez de o Google exibir resultados aleatoriamente, o mecanismo estaria, deliberadamente, exibindo resultados que remetem a outros braços do próprio Google. Como o peso do mecanismo de buscas é gigantesco na performance de sites mundo afora, a prática estaria impedindo que essas empresas possam crescer e competir com o próprio Google em suas áreas.
O Google, evidentemente, nega as acusações. Agora, restará à comissão de senadores decidir quem tem razão.*
*com informações do Wall Street Journal, fonte olhar digital
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