(Controle virtual) EUA derrubam o Megaupload e os próximos podem ser 4shared, Free Shared e Blogspot.


A polícia federal dos Estados Unidos (FBI), restringiu o acesso a um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo (Megaupload), que saiu do ar nesta quinta-feira (19). De acordo com a autoridade policial americana, o site “promove a distribuição em massa” de conteúdo protegido por direitos autorais. O prejuízo causado pelo Megaupload e outros serviços de compartilhamento afiliados chega à ordem de US$ 500 milhões, informa o FBI. Entretanto a maioria do tráfego de dados feito pelo Megaupload é legítimo.
Em entrevista ao “New York Times”, Ira P. Rothken, advogado do Megaupload, afirmou que ainda não viu o processo. Ainda assim afirmou: "Obviamente temos preocupações sobre a legalidade desse procedimento. A ação foi tomada sem a realização de uma audiência".
Poucas horas após o anúncio da ação contra o Megaupload, hackers do grupo Anonymous divulgaram pelo Twitter um ataque aos sites da Universal Music, uma das companhias que acusam o Megaupload de pirataria, e ao site do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Os dois sites ficaram inacessíveis após a divulgação da retaliação. Em comunicado, o grupo Anonymous afirmou: “A ação contra o Megaupload mostrou que não é necessária uma lei como a Sopa ou sua irmã, a Pipa, para tirar um site do ar.”

Outros sites, manifestaram sua indignação como O Estranho Mundo de Mary que em sua postagem intitulada (A guerra já começou: Megaupload é a primeira vítima.)
Nos traz um alerta em relação aos verdadeiros interesse por detrás deste famigerado projeto de lei. outro que se manifestou foi o Wikipédia, ficando 24h fora do ar em protesto contra o SOPA e o PIPA, dois projetos de lei antipirataria que circulam nos Estados Unidos.
É claro que por detrás deste suposta "Guerra a pirataria virtual" existe uma estratégia de controle e dominação da internet, protagonizado pelos Estados unidos, na tentativa de priva a liberdade de compartilhamento deste que é o maior bem da humanidade "o Conhecimento".

Comentários