O Conselho de Segurança da ONU se reuniu às pressas nesta terça-feira (12) para discutir o teste nuclear feito pela Coreia do Norte. Segundo a organização, o teste foi uma grave violação das resoluções do conselho.
O teste nuclear foi confirmado por um apresentador da TV oficial norte-coreana. Segundo ele, o país detonou uma bomba atômica miniaturizada feita de material mais leve do que as anteriores, mas com grande poder explosivo.
O clima de tensão aumentou ainda mais quando uma apresentadora leu uma nota do governo determinando que a população norte-coreana se prepare para o combate e disse que, assim que a ordem for dada, o país deve enfrentar os Estados Unidos e a Coreia do Sul.
A bomba foi detonada em um túnel subterrâneo e provocou um tremor no nordeste da Coreia do Norte de intensidade 4,9, segundo a Agência de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos. Foi o terceiro teste nuclear norte-coreano em três anos.
Japão e Coreia do Sul, que estão ao alcance de mísseis norte-coreanos, reagiram de forma veemente, dizendo que é uma ameaça à paz da Ásia. Até a China, maior aliada da Coreia do Norte, informou que expressava firme oposição ao teste nuclear.
O presidente Barack Obama divulgou uma nota dizendo que foi um ato altamente provocativo que ameaça a estabilidade da região e exige uma resposta rápida.
Comentários
Postar um comentário
Sejam bem vindos!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
* Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Todos os comentários serão moderados;
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS;
* Pedidos de parceria leia nossa Política
* Sugestões e Pedidos por favor entre em Contato
OBS: Leia antes
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS deixe seu nome;
* Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.