"Vivendo em Marte por uns dias" China realizar uma missão espacial rumo à Lua. "Coelho de Jade"

"Vivendo em Marte por uns dias"

http://imguol.com/c/noticias/2013/12/01/01dez2013---china-lanca-foguete-portador-da-sonda-lunar-change-3-no-centro-espacial-de-xichang-provincia-de-sichuan-sudoeste-da-china-sonda-deve-chegar-a-lua-em-meados-de-dezembro-1385924097775_615x470.jpg
Depois dos EUA e da Rússia, agora foi a vez da China realizar uma missão espacial rumo à Lua. "Coelho de Jade" é a sonda não tripulada que irá fazer escavações e pesquisas geológicas na Lua, proém o resutado foi desastroso. 

 
Fragmentos do foguete Long March 3B, que decolou da China no último domingo (1º) rumo à Lua, caíram em uma aldeia a mil quilômetros do local de lançamento e danificou duas casas, de acordo com a imprensa local.

O incidente aconteceu nove minutos após o lançamento da missão Chang’e-3, que levou ao espaço o veículo de exploração teleguiado chamado "Coelho de Jade", responsável por investigar o satélite natural da Terra.
O foguete decolou da base de satélites Xichang, na província de Sichuan.

Segundo o jornal chinês “Xiaoxiang Morning Post”, a peça caiu no distrito de Suining, na província central de Hunan. Um morador local disse à publicação que o impacto causou a queda de três vigas do teto, além de um enorme buraco no celeiro.

Na imagem é possível ver a peça com formato curvo que, segundo a agência France Presse, poderia ser uma peça do foguete. Autoridades chinesas deram dinheiro aos afetados como compensação. No incidente, ninguém ficou ferido.

Corrida espacial chinesa
Com o lançamento, a China quer realizar seu primeiro pouso na Lua, após os sucessos das missões precedentes com duas sondas lunares. As sondas Chang'e-1 (outubro de 2007) e Chang'e-2 (outubro de 2010) permitiram realizar observações detalhadas em órbita da Lua.

O novo equipamento tem painéis solares para obter energia, realizará análises científicas e enviará à Terra imagens em três dimensões.

O veículo, de 120 quilos, pousará na Baía do Arco Íris, um território inexplorado do satélite, onde as condições são favoráveis para a comunicação com a Terra e a exposição ao Sol. A sonda funcionará durante três meses e poderá se deslocar a velocidade máxima de 200 metros por hora.

Comentários