Segundo dizem, habitava o deserto e lá vivia por cerca de seiscentos anos. Ao sentir que o fim se aproximava, juntava alguns ramos aromatizados e do fogo renascia. Os povos antigos consideravam o fogo ou o próprio sol como algo sagrado, que simbolizava a vida, por isso esta ave mítica podia ser vista pintada ou esculpida em vários monumentos da Antiguidade.
No Egito representava o emblema da Alma e costumavam pintar a estrela de cinco pontas ou flamejante ao seu lado. Mesmo os cristãos chegaram a utilizar a Fênix como símbolo de ressurreição, pois esta circundada por raios solares representava Jesus Cristo, que havia morrido e ressuscitado. Além disso, dentro do misticismo pode ser encontrada como o símbolo do iniciado, pois este renasce para a outra vida após a iniciação.
Em algumas tradições significava a reintegração com a divindade, como na Rosacruz ou o fogo divino, como na Maçonaria. Mas os Alquimistas tinham a ave como uma representação da Pedra Filosofal, que por vezes era simbolizada por um pelicano ou por um jovem rei coroado.
Comentários
Postar um comentário
Sejam bem vindos!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
* Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Todos os comentários serão moderados;
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS;
* Pedidos de parceria leia nossa Política
* Sugestões e Pedidos por favor entre em Contato
OBS: Leia antes
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS deixe seu nome;
* Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.