Correntes Febre dos Hackers Inocência de quem Repassa.

É impressionante como as pessoas deixam-se enganar por falsas promessas. Hoje eu gostaria de falar sobre algo que realmente me deixa chateado, quem nunca recebeu aquele email te prometendo mundos e fundos. Dizendo envie para o maior numero de pessoas.
São as chama das correntes que podem ser de varias formas: financeiras, carentes, religiosas, terroristas enfim existes uma infinidaes, eu particularmente detesto receber correntes e fico chateado quando vejo no remetente, emails de pessoas inteligentes sendo enganadas com tais práticas, mas para que serve estes emails? Simples, hackers usam estes emails para adquirirem novos endereços através do remetente, para posteriormente enviar mensagens com vírus como cavalo de tróia e outros, além de existir um mercado de marketing forçado, pessoa vendem CDs com milhares de contas de email para grandes empresas que se utilizam delas para envios de mala diretas com propaganda ou você nunca recebeu um email de propaganda, sendo que você nunca tinha solicitado aquele envio.
Hoje recebi mais um exemplo de corrente, desta vez é sobre uma promoção: Bill Gates & AOL distribuem milhares de reais. Confeço que achei ridícula, mais tem muita gente caindo neste golpe. Só o email que recebi já tinha no remetente cerca de 1500 contas de emails, estes provavelmente vai receber email com vários tipos de propagandas e vírus rsrsrss, segue a baixo o tipo de corrente enviado.

Imagine você receber uma mensagem de Bill Gates, o homem mais rico do mundo, oferecendo mil dólares e mais uma cópia autêntica do Windows 98! Tudo isso a troco de quê? Quase nada.

Uma das versões diz o seguinte:

Envie a todos seus amigos esta mensagem. Ao completar 1.000 mensagens enviadas, você receberá o prêmio de U$ 1.000 e mais uma cópia do Windows 98 como oferta especial da Microsoft.

Vale lembrar que é impossível confirmar o número de mensagens produzidas pelo seu spam. Ou seja, não há como comprovar o envio de 1.000 ou 10.000 mensagens. E quem vai dizer à Microsoft o resultado de seu "trabalho". Você mesmo

Há uma versão dessa pulha que promete passagem de ida e volta à Disneylândia a quem passar a mensagem adiante.

Outra versão fala de uma promoção da AOL com a Microsoft e é mais generosa: promete U$ 245 a quem passar a mensagem adiante.


Explicação:

É simples, muito provavelmente você já recebeu varios emails do estilo corrente. Ou seja, o email que afirma que se você repassa-lo pra não sei lá quantas pessoas algo acontecerá. Dentre as principais promessas está:

Que o nome da pessoa que amas aparecerá na tela após apertar alguma tecla, que algum desejo seu se realizará, que tem que reenvia-lo para pessoa que mandou e pra quantas puder para ver quem é amigo seu (quem também reenviar para você), que você vai receber algum aparelho da Ericsson, que a Microsoft vai lhe pagar uma quantia absurda em dinheiro por cada email reenviado, que se não reenviar o orkut e msn passarão a ser pagos, que uma assombração vai aparecer pra você se não reenviar o emai... entre outras varias coisas.

Agora vamos as verdades desses tipos de corrente:

1 - Não importa para quantas pessoas você reenvie um email o nome da pessoa que você ama ou qualquer outra baboseira que o email afirmar que aparecerá, NÃO vai aparecer na sua tela. Repetindo, NÃO vai aparecer. Se você quer que algo apareça na tela do seu computador aperte Ctrl + Alt + Del.


2 - A regra numero um é valida no caso de emails que prometem a realização de desejos ou mesmo um bom dia. Acreditar que reenviar um email pode realizar um desejo é pior que achar que um coelho pode por ovos, e de chocolate ainda! E a cada dia que você acorda só existe a probabilidade que esse dia seja bom ou ruim (quando temos um dia normal costumamos dizer que foi bom). Contando que esses emails são enviados a milhares de pessoas por dia, CERTAMENTE algumas dessas pessoas que leram o email tiveram de fato um bom dia, mas que OBVIAMENTE não está relacionado a leitura do email mas sim apenas pura questão de probabilidade. Aliás, se não tivessem perdido tempo lendo o tal email corrente o dia delas teria sido ainda melhor!

3 - Existem vários indicativos que você pode perceber se tem bons amigos. Se você necessita enviar um email rídiculo esperando que o reenvio dele seja a confirmação de uma amizade, significa que você tem uma vida social precária e de fato não tenha amigos mesmo (ou pouquissimos que aguentem receber esses emails corrente).

4 - A Ericsson não estará doando aparelhos carríssimos para quem simplesmente reenviar um email. Existem formas bem mais baratas e efetivas de publicidade. Considerando a hipotese que cada pessoa que receba o email o reenvie para 15 pessoas em 8 dias todas as pessoas que tem acesso a internet no mundo teriam recebido e reenviado o email. Estima-se que 1 bilhão de pessoas tem acesso a internet (marca alcançada em 2005). Agora suponha que um aparelho Ericsson que supostamente você receberia se reenviar o email custe R$500,00. Em oito dias a Ericsson teria gastado 500 BILHÕES de reais! Ridiculo acreditar nisso não é mesmo?

5- A regra numero quatro vale para emails que dizem que a microsoft vai pagar U$245,00 para CADA pessoa que você reenviar um mero email. Se você levar em conta os numeros citados no caso da Ericsson a Microsoft em 8 dias gastaria uma soma que chegaria na casa dos Trilhões de dólares!! Logo a Microsoft que cobra horrores por seus produtos distribuiria trilhões de dolares? Obviamente não.

6 - O msn e orkut nunca serão pagos. E se por ventura algum dia isso acontecer, reenviar um email para seus amigos não vai mudar nada, mas ABSOLUTAMENTE NADA a respeito.

7 - Agora acreditar que se não reenviar um email uma assombração vai aparecer nem precisa de muitos comentários, é simplesmente infundado e ridiculo. Em muitos casos para você ver uma assombração basta ir na frente de um espelho.



Diga NÃO ao repasse de correntes estupidas que servem apenas para encher sua caixa de entrada.

E por que muitas dessas correntes são feitas? Muitos criminosos criam essas correntes para "colher" emails aos quais enviará emails falsos com virus que podem capturar senhas.

Por isso ao reenviar emails em vez de colocar os destinatários na caixa "Para:" coloque na caixa "Cco:". Cco é a abreviação de "com cópia oculta". Se, em uma mensagem, você adicionar o nome de um destinatário nesta caixa, a mensagem será enviada a esse destinatário e o nome deste destinatário não ficará visível para os demais destinatários da mensagem. Ou seja, se eu enviar um email pra 10 pessoas usando Cco nenhuma das pessoas que receber vai poder ver os emails dos outros 9 destinatários que eu enviei o email. Isso proteje que seu email cai em mãos indesejadas! (Em alguns emails é necessario apertar uma opção "Mostrar Cc e Cco" para que a opção se torne disponivel).

Comentários