Acordo Ortografico ufba 2012

Dúvida recorrente entre candidatos a vagas em vestibulares e concursos públicos de todo país, o Acordo Ortográfico da Lingua Portuguesa tem regras muito bem definidas sobre sua validade: até 2012 serão aceitas tanto as antigas quanto as novas regras do acordo ortográfico, afirma o MEC (Ministério da Educação) www.mec.gov.br.

Os vestibulares da USP, Unicamp e Unesp também terão suas questões escritas obedecendo as novas regras determinadas pelo acordo durante o período de transição, mas aceitarão respostas assinaladas pela grafia antiga até 2012. O Enem (www.enem2012.org), que vale para 46 das 55 universidades federais, também trará enunciados adaptados para a reforma.

A ideia é já habituar o aluno ao acordo ortográfico, afirma a Comvest (comissão que prepara o vestibular da Unicamp).

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi proposto em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990. O Brasil aderiu oficialmente à nova regra em 1º de janeiro de 2009, após assinatura do presidente Lula ao projeto da reforma. Entretanto, o prazo oficial para adaptação de obras literárias, livros didáticos e demais publicações, que é de 4 anos, termina após 2012.

A Vunesp (fundação que realiza o exame da UNESP), acredita que os vestibulares e concursos em geral vão aceitar respostas nas duas regras até o fim do prazo. Entretanto, é possível que questões nos exames abordem o acordo ortográfico como tema.

Tratar da reforma em uma pergunta de português é diferente de cobrar a ortografia na prova. Isso já aconteceu no último vestibular da Unicamp sem dificuldades para os alunos.

Entre outras mudanças, o acordo prevê que palavras com consoantes dobradas (antissemita e semirreligioso, por exemplo) passem a ser escritas sem hífen, enquanto as que têm vogais dobradas (micro-ondas) adotem o sinal gráfico.

O texto oficial do acordo ortográfico você confere no endereço http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/decreto6583_acordoortografico.pdf.

Comentários