Colocando Dominio .COM.BR no seu Blogspot-Blogger


Como prometido, segue aqui tutorial passo a passo de como configurar o seu dominio .com.br no Blogger  (Blogspot, do Google, ) com domínio próprio no Registro.BR.
 Recentemente o Registro.BR passou a fornecer DNS grátis, permitindo que qualquer um use o Blogger com domínio .com.br sem precisar contratar hospedagem nem servidor DNS de terceiros! Basta pagar a anuidade do domínio, no Registro.BR
  1.  Crie um blog no Blogger gratuito. Pode ser qualquer coisa .blogspot.com.
Vá na seção Configurações > Publicação do blog em questão. Clique em Anternar para: Domínio personalizado.

Ele vai oferecer a compra de um domínio internacional. Como você já tem (ou vai ter) o .com.br, clique em Já tem um domínio? Ir para configurações avançadas.
Digite o domínio como quer que seja. Você pode usar um subdomínio, por exemplo, blog.seusite.com. Se quiser usar o endereço principal, coloque com www. No exemplo abaixo estou usando www.digitalpapiro.com.br.

Salve as configurações – pode ser necessário confirmar um captcha, aquelas letras embaralhadas.
Nota: ele pode exibir uma caixinha para ativar o redirecionamento de site.com.etc para www.site.com.etc, ou seja, com ou sem www. Se desejar, marque isso, mas caso já use o domínio com outro site ou blog, deixe desmarcada.
A configuração no Blogger está feita. Você precisa pegar os endereços do Google, no caso, o CNAME será ghs.google.com. Se você ativar o redirecionamento do site sem www, será necessário criar também uma entrada de IP nas configurações do DNS, nesse caso clique em Instruções de configuração para pegar o número IP do servidor do Google.
Agora é necessário alterar os dados no Registro.BR.
Acesse o painel de configuração do seu domínio. Marque a opção Utilizar os servidores DNS do Registro.BR, caso ainda não tenha marcado, e clique em Salvar e editar DNS.
usar servidores dns do registro.br
Ele pode mostrar uma interface simplificada pedindo apenas o endereço. Clique no botão avançado (ou algo assim) para continuar corretamente.
Se você estiver usando www.seusite, por exemplo, www.digitalpipiro.com.br, será necessário criar uma entrada do tipo CNAME, com o nome www, e o valor da coluna Dados será ghs.google.com – correspondente a um servidor do Google. Adicione a entrada clicando em + Record, depois de digitar clique no Salvar. No meu caso ficou assim:
Veja como fica a última linha. www no primeiro campo, CNAME na lista da coluna Tipo, e ghs.google.com. na lista Dados.
Se você tiver marcado a opção de redirecionar sem www no Blogger.com (essa opção aparece logo abaixo do campo do domínio) será necessário criar um registro de IP, onde você atribui o domínio principal (sem www) ao IP do servidor do Google. Nesse caso não usamos o CNAME, usaremos o tipo Endereço (A, na coluna Tipo). Clicando em + Record, bastaria adicionar assim:
Obs.
Caso tenha feito tudo como indicado e  se mesmo assim ainda persistir o erro e verificação o blogger oferece uma outra opção, que no caso seria inserir um codigo TXT no seu CNAME e depois voltar a tela do blogger e clicar em verificar.

Veja que o primeiro campo ficou vazio, indicando que não será um subdomínio, mas sim o próprio domínio – Digitalpapiro.com.br, no caso. “A” na coluna tipo indica endereço (address). O IP que coloquei ali é o IP que o Google indicou, pode ser que tenha mais de um, ele é listado na página com instruções de configurações – o link dela aparece ao configurar o domínio no Blogger, e atualmente é essa página aqui.
Concluindo, para que o blog possa ser acessado com e sem www, ficaria assim:
 Feito isso a configuração deve valer em poucos minutos, especialmente se você já estiver usando os DNS do registro.br. Se tiver alternado para os DNS deles só agora, pode demorar várias horas para que seja propagado mundialmente. Algumas dicas podem ajudar nesse caso, como limpar caches e usar um serviço de DNS mais rápido. Se você só criar entradas CNAME, A, ou outras no registro, já tendo configurado para usar os DNS deles anteriormente, não será necessário esperar tanto, já que a propagação do DNS em si já poderá ter ocorrido há bastante tempo. Bastaria limpar o cache do navegador ou tentar em outro navegador, é comum que eles guardem por algum tempo e continuem tentando entrar com as informações antigas. Muitas vezes está tudo certo, mas no seu navegador não entra por causa do cache.
Bom Gente boa! espero que tenha ajudado ai no post, qualquer coisa faça seu comentário e se gostou realmente curta a pagina ai no face.

Comentários