Wi-fi grátis em São Paulo: é possível cobrir a cidade toda?

Inovação ou politicagem? Recentemente, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, se reuniu com o ministro das Comunicações – Paulo Bernardo – para discutir sua pretensão de transformar definitivamente a capital paulista em uma cidade digital. A ideia é oferecer conexão wi-fi em diversos pontos de São Paulo. A princípio, talvez em um tom mais de discurso político, a Prefeitura chegou a prometer internet gratuita sem fio em toda a cidade.


Hoje, em algumas cidades do mundo, como Nova York e Paris, por exemplo, já é possível usar a internet via wi-fi sem pagar nada em algumas localidades; principalmente parques, museus e regiões turísticas. Mas em nenhum caso – pelo menos por enquanto – uma metrópole foi 100% coberta por sinal wi-fi. Projetos existem, mas isso não é tarefa fácil onde quer que seja.

"Cobrir a cidade inteira de São Paulo, uma cidade muito grande, com uma geografia acidentada, eu acho muito difícil", declara Jonas Trunk, presidente da Linktel. "É praticamente impossível."

Em um segundo momento, a Secretaria Municipal de Serviços disse que a ideia não é colocar wi-fi em toda a cidade, mas sim em alguns locais com fluxo intenso de pedestres. O projeto está em fase de estudos de viabilidade técnica para a implantação do piloto, que segundo a Prefeitura, deve ser disponibilizado a partir de junho deste ano.

Neste projeto piloto, um dos primeiros lugares a serem contemplados com a conexão wi-fi gratuita seria a Avenida Paulista. Essa ambição por ali já é um desafio e tanto, afinal a região da Paulista é repleta de prédios altos e outros obstáculos que causariam inúmeras regiões de sombra, ou seja, onde o sinal não chegaria com qualidade suficiente aos usuários. Mais do que disso, é bem possível que a iniciativa gere um conflito de negócios entre a oferta da Prefeitura e as provedoras de internet banda larga na região.

"Fazer isso num lugar como a Avenida Paulista, que é mais empresarial, pode atrapalhar o negócio de outras empresas", explica Trunk. Isso porque os negociantes da região deixariam de pagar pelo acesso vindo de operadoras para consumir a internet gratuita. "Gera um consumo a mais.

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/negocios/central_de_videos/wi-fi-gratis-em-sao-paulo-e-possivel-cobrir-a-cidade-toda

Comentários