ere Epidemia de Sarampo Ameaça a Bahia. | Digital Papiro



fazer site de graça no criarsitegratis
Digital Papiro By. Tecnologia do Blogger.

Visitantes

quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Epidemia de Sarampo Ameaça a Bahia.

Após a confirmação de novos casos de contaminação endêmica pelo vírus do sarampo em Pernambuco e Ceará, autoridades Baiana estão em alerta ! 
No Brasil não se tem casos semelhante desde 2002. Ambos os estados infectados são próximos ao Rio Grande do Norte, que não apresenta nenhum caso da doença desde 2000. 
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou e orientou os municípios do RN na segunda-feira passada (17) a intensificar a campanha de vacinação.



Em outros estados brasileiros, como São Paulo, a secretaria enviou um comunicado em que faz um alerta à população que vai viajar para os estados nordestinos que estão com epidemia da doença, a orientação é que os turistas tomem a vacina contra o sarampo 10 dias antes da viagem.

 Na Bahia especificamente em salvador começou na quinta-feira passada(20) a grande campanha de vacinação contra o sarampo. Segundo a SMS (Secretaria Municipal da Saúde), a vacinação das crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos será realizada até 31 de março. De acordo com a secretaria, a meta é imunizar pelo menos 95% dos quase 157 mil menores que integram o público alvo na capital baiana. A vacina é a única forma de prevenção contra a doença.


O Sarampo é uma doença viral, trata-se de uma infecção do sistema respiratório, causada por um paramixovírus do gênero Morbillivirus. É altamente contagiosa e afeta principalmente crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo. Em 2013, o Ministério da Saúde registrou 200 casos da doença, sendo 190 na região Nordeste.  
Se você ainda não é vacinado contra o sarampo ou se seu filho ainda não tomou a vacina, vá imediatamente ao posto de saúde mais próximo e participe da campanha de imunização não espero o carnaval passar, pois o sarampo não espera.

0 comentários

Postar um comentário

Sejam bem vindos!

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Todos os comentários serão moderados;
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS;
* Pedidos de parceria leia nossa Política
* Sugestões e Pedidos por favor entre em Contato

OBS: Leia antes
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS deixe seu nome;
* Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.